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Veja também:

Noções Básicas do FoccoLOJAS

Conhecer o Programa

O objetivo deste programa é configurar os dados gerais referentes à validade do orçamento, qual é o software de projeto utilizado e qual a extensão do arquivo de itens a ser importado para os ambientes.

Na grade de resultados é possível visualizar os parâmetros de todas as Lojas ou Unidades que estejam hierarquicamente abaixo da loja em que estiver logado.

Campo a Campo do Cadastro

Para consultar um cadastro, clicar sobre o link da Validade do Orçamento.


Os campos abaixo serão exibidos na tela de Informações Gerais:

Loja / Unidade

Mostra a loja ou a unidade que está sendo acessada.

Fornecedor Padrão de Projetos

Permite selecionar um fornecedor padrão para os projetos, que será exibido na tela de cadastro do ambiente do projeto.

Validade do Orçamento

Informar a quantidade de dias padrão para ser usada na validade dos orçamentos dos projetos.

Condição de Pagamento Padrão do Orçamento

Selecionar uma condição de pagamento para ser usada como padrão pelo orçamento do Projeto. Assim, ao incluir um orçamento ou clicar em Voltar ao Padrão, a condição de pagamento exibida será a configurada nesse campo.

Se a condição de pagamento selecionada exigir taxa financeira, será necessário informar qual taxa financeira será usada como padrão. Essa informação é preenchida no cadastro das Condições de Pagamento.

Fixar Valor do Orçamento

Selecionar uma das opções para fixar o valor no orçamento. Dessa forma, ao iniciar, recalcular ou alterar uma condição de pagamento, o sistema irá manter o "Valor Líquido e Índice" ou "Valor Total" fixados na tela de negociação, conforme selecionado nesse parâmetro.

Ocultar Valor Líquido do Orçamento

Marcar para que o valor líquido não seja exibido na aba de negociação do orçamento do projeto.

Ocultar Valor Total do Orçamento

Marcar para que o valor total não seja exibido na aba de negociação do orçamento do projeto.

Ocultar % Desconto do Orçamento

Marcar para que o percentual (%) de desconto não seja exibido na aba de negociação do orçamento do projeto.

Ocultar Per. do Orçamento

Marcar para que o Per. não seja exibido na aba de negociação do orçamento do projeto.

O Per. é referente ao valor de Reserva Técnica (RT), destinado à comissão de arquitetos ou outros especificadores envolvidos no projeto. Esse valor não é considerado na Pontuação.

Ocultar Ind. do Orçamento

Marcar para que o Ind. não seja exibido na aba de negociação do orçamento do projeto.

O Ind. refere-se a um índice de acréscimo aplicado sobre o valor do projeto. Esse valor é considerado na Pontuação.

Ocultar Pontuação do Orçamento

Marcar para que a Pontuação não seja exibido na aba de negociação do orçamento do projeto.

Ocultar Valor do Ambiente no Projeto

Marcar para ocultar o Valor Adicional e o Valor do Ambiente no projeto. Os campos Valor Bruto e Total do Ambiente também serão ocultados na lista de ambientes do projeto.

Considerar Valor Adicional do Ambiente na Pontuação

Marcar para indicar se o sistema deve considerar o valor adicional do ambiente na pontuação da negociação. Se marcado, o sistema aplicará a Formação de Preço ao valor adicional informado no ambiente.

Utilizar Desconto Composto no Orçamento

Marcar esse parâmetro quando desejar utilizar o desconto composto na negociação do orçamento, ou seja, aplicação de desconto sobre desconto.

Ao marcar essa opção, não será apresentado o desconto já aplicado à negociação. Depois de informar um valor de desconto, ao informar novamente, o desconto será recalculado, considerando o valor de desconto já informado.

EXEMPLO Valor do Projeto: R$ 10.000,00

Desconto 1: 10% (o desconto será aplicado mas o campo Desc. ficará zerado)

Desconto 2: 5% (o desconto será aplicado mas o campo Desc. ficará zerado)

Cálculo = R$ 10.000 - 10% = R$ 9.000,00 - 5% = R$ 8.550,00

Considerar Per. como Valor do Especificador na Formação de Preço do Orçamento

Marcar para indicar se o percentual informado no campo Per. do orçamento será referente ao valor de comissão do especificador. Assim, o valor informado no campo, será considerado nas comissões dos envolvidos.

Descontar Valor do Especificador do Valor de Venda para a Pontuação

Quando esse parâmetro estiver marcado, o sistema vai descontar o valor do especificador do valor da venda para então calcular a pontuação sobre esse valor com o desconto.

Solicitar Senha de Liberação de Desconto somente ao Aprovar Orçamento

Marcar essa opção para permitir aos usuários negociarem valores no orçamento que estejam fora dos limites de desconto permitidos para eles. Caso um usuário tenha ultrapassado o desconto permitido, será necessário uma liberação de desconto para que ele possa Imprimir ou Aprovar Orçamento.

Essa liberação deve ser feita por um usuário que possua senha de liberação cadastrada.

Considerar IPI Somente na Primeira Parcela

Caso esteja marcado, ao iniciar uma negociação, os valores de IPI e IPI do frete serão fixados na primeira parcela.

Utilizar Forma de Pagamento no Orçamento

Selecionar uma das opções para indicar de que maneira a forma de pagamento da negociação deve se comportar ao aprovar um orçamento:

  • Utilizo e o preenchimento dos dados são obrigatórios: Nesse caso, ao aprovar um orçamento, a tela de Formas de Pagamento é exibida. Ao selecionar Cheque como forma de pagamento de uma parcela, os dados Banco, Agência, Conta e Cheque serão obrigatórios.

  • Utilizo e o preenchimento dos dados não são obrigatórios: Nesse caso, ao aprovar um orçamento, a tela de Formas de Pagamento é exibida. Ao selecionar Cheque como forma de pagamento de uma parcela, os dados Banco, Agência, Conta e Cheque NÃO serão obrigatórios.

  • Utilizo e o preenchimento dos dados são no Orçamento: Nesse caso, a forma de pagamento será informada dentro do orçamento. As telas de forma de pagamento e resumo do orçamento não serão exibidas. Quando o usuário aprovar o orçamento, o sistema cai diretamente para a tela de Contratos.

  • Não Utilizo: Ao aprovar um orçamento, a tela de Formas de Pagamento e Resumo do Orçamento não serão exibidas, passando direto para a tela do Contrato. Dessa forma, todas as parcelas serão criadas com a forma de pagamento Dinheiro.

Cálculo de Comissionados do Orçamento

Selecionar uma opção para configurar o cálculo de comissionamento. As opção são Padrão e Melhor Política.

Esse parâmetro será verificado no momento do cálculo e recálculo dos comissionados do Projeto/Orçamento.

Para a opção Padrão, o cálculo dos comissionados do projeto será mantido da forma atual do sistema, onde é considerada a primeira resposta de políticas marcadas como Política Padrão.

Para a opção Melhor política, será aplicado o mesmo critério realizado no cálculo das comissões ao gerar o Extrato de Comissões. No extrato de comissões, o sistema utiliza as informações vinculadas ao orçamento para localizar a melhor resposta cadastrada nas políticas de comissão. O critério de Política Padrão será mantido para salvar os comissionados no projeto.

Para localizar a melhor resposta na política de comissão, o sistema considera as regras Faixa de Venda, Forma de Pagamento, Tipo de Projeto, Desconto, Cliente, Condição de Pagamento e Índice, além das regras de envolvidos já consideradas. Nem todas as regras podem ser consideradas no momento da negociação, pois dependem de informações obtidas após sua finalização.

Considerar somente Valor de Comissionados Nomeados no Orçamento

Marcar para indicar se os cálculos de comissões serão baseados somente nos comissionados nomeados, ou em todos os comissionados do orçamento.

Quantidade de Projetos de Fidelização

Inserir a quantidade de projetos necessários para que o cliente seja considerado um cliente fiel.

Utiliza Distribuição de Projetos

Selecionar para determinar se no cadastro do projeto deve-se informar obrigatoriamente o Projetista.

Se for marcado Sim: Todos os projetos terão de ser distribuídos para um projetista através do programa de Distribuição de Projetos.

Se for marcado Não: A distribuição do projeto não será realizada e o programa de Distribuição de Projetos não estará disponível para uso.

Utilizar Carta de Crédito nas Metas de Venda

Permite informar se as cartas de crédito utilizadas nos projetos serão contempladas na meta de venda dos consultores da loja/unidade.

Acrescentar Valor RT no Orçamento

Informar se o valor de RT (Reserva Técnica) dos especificadores será agregado ao valor do projeto.

Layout de Importação

configura qual o layout que será usado para importar o arquivo do software de projetos (XML, TXT...).

Origem da Classificação de Item

Informar onde será buscada a classificação do Item.

Origem do Estoque de Item

Selecionar uma opção para indicar a origem do estoque de item que será apresentado no momento de venda. As opções são: FoccoLOJAS, FoccoERP e FoccoLOJAS + FoccoERP.

Utiliza Token

Informar se a loja utiliza token ou não. O token é um localizador (misto de números e letras), que é emitido pela fábrica, e as lojas disponibilizam para o cliente final, para que ele localize o seu pedido dentro da Fábrica, e veja em que processo se encontra, por exemplo, na produção, na expedição.

Quantidade Máxima de Dias para Entrega do Contrato

 

Período de Entrega

Selecionar o Período de Entrega para os projetos: Semanal ou Mensal. Independente do período de entrega selecionado os seguintes campos serão habilitados:

Tipo de Entrega: Selecionar o tipo de entrega, podendo ser: Quantidade (relacionada a quantidade de ambientes), Valor Bruto (valor de venda inicial) ou valor de compra.

Capacidade de Entrega: Informar o número ou valor da capacidade de entrega conforme o tipo escolhido.

Quando estes campos estiverem parametrizados a data de entrega do contrato será ajustada para a próxima data que a capacidade do cenário aprovado comporta.

Exemplo de cálculo:

Período de Entrega: Semanal

Tipo de Entrega: Quantidade

Capacidade de Entrega: 10


Na semana entre 04/11 e 10/11 já foram assinados contratos que contabilizaram oito ambientes. A loja está aprovando um cenário que possui três ambientes no dia 08/11, ou seja, a capacidade já atingiu o limite. A data de entrega do contrato será atualizada  para a próxima semana até que encontre uma semana com período livre.

Limite de Impressão por Contrato

Informar a quantidade limite de impressão por contrato.

Índice de Lucratividade mínimo para Contratos

Informar nesse parâmetro qual é o índice esperado pela loja para controle da lucratividade de contratos. Assim, o sistema irá sinalizar no programa Contratos (com a seta em vermelho), os contratos que estiverem com o índice de lucratividade atual abaixo do configurado.

Valor base para cálculo de Índices de Lucratividade

Informar qual será o valor base dos itens a ser considerado no cálculo dos índices Pré-Revisão e Revisão. Quando selecionada a opção Compra, o valor dos itens será considerado com a Formação de Preço de Compra. Já quando a opção Custo for selecionada, será considerado o valor com a Formação de Preço de Compra e Custo dos itens.

Importa Categorias do Ambiente

Se o arquivo XML estiver configurado para importar as características dos ambientes, ao marcar essa opção, as informações como corpo, porta, puxador e observação serão importadas para o ambiente, junto com os itens e valores.

Bloqueia Impressão de Layouts Diferentes

Marcar para bloquear a impressão de outros modelos de documentos, que não sejam o primeiro impresso.

Esse parâmetro é aplicado apenas para projetos Normais. Projetos do tipo START ou VENDA AVULSA podem imprimir qualquer layout.

EXEMPLO Ao imprimir um contrato, somente será possível imprimir novas cópias no mesmo modelo. Os outros layouts disponíveis no contrato não ficarão habilitados para impressão.

Liberação Automática do Contrato no Comercial

Marcar Sim para que a liberação do contrato seja automática no comercial.

Obriga Anexar Arquivo de Projeto

Selecionar uma opção para informar se deseja obrigar que o arquivo de projeto seja anexado no Projeto ou da Revisão de Ambientes.

Se selecionar a opção Sim, será obrigatório anexar pelo menos um arquivo de projeto na aba Anexos, do Projeto ou da Revisão, com a opção Arquivo de Projeto marcada. Caso não seja anexado, ao Finalizar a Venda/Gerar Contrato ou Concluir a Revisão, será exibida uma mensagem de aviso.

Quantidade de Dias para Aviso de Expiração de Tabelas de Compra

Esse parâmetro permite informar uma quantidade X de dias para que o sistema avise o usuário de que a tabela de compra do fornecedor irá expirar.

Quando o vencimento da tabela estiver a X dias de expirar, será apresentada uma mensagem de aviso, para que o usuário esteja ciente da validade da tabela e possa controlar as tabelas de preço que estão ativas nos fornecedores webservice. Esse parâmetro será consultado pelos programas Projetos, Revisão de Ambientes, Pedidos de Compra e Assistência Técnica.

Alterar a Quantidade de Ambientes no Orçamento

 

Edição de Comissionados / Envolvidos nos Contratos Fechados

Selecionar uma das opções para indicar se os envolvidos do projeto poderão ser alterados depois de haver um contrato gerado. As opções são:

Alterar mediante senha: Ao selecionar essa opção, a senha de liberação remota será solicitada para poder executar a troca.

Alterar sem solicitar senha: Ao selecionar essa opção, a alteração ocorrerá sem solicitar a senha de liberação remota.

Listar Apenas Itens existentes em Tabelas de Compra

Se selecionar o parâmetro como Sim:

  • Ao acessar a lista de Itens, serão exibidos apenas os itens vinculados à tabela de compra do fornecedor que está informado na tela. Para identificar a tabela de compra do fornecedor, será a tabela que estiver ativa (dentro do período conforme a data do sistema), do tipo Normal, e do fornecedor informado.

  • Se informar manualmente o código do item, e esse item não existir na tabela de compra do fornecedor, será exibida a mensagem “Item selecionado não existe na Tabela de Compra do fornecedor. ”.

  • Ao acessar a lista de Máscaras, serão exibidas apenas as máscaras vinculadas ao item informado, e que estejam na tabela de compra do fornecedor que está informado na tela.

  • Se informar manualmente o código da máscara, e essa máscara não existir na tabela de compra do fornecedor, será exibida a mensagem “Máscara selecionada não existe na Tabela de Compra do fornecedor.”.

Se selecionar o parâmetro como Não:

  • O funcionamento será o já existente no produto, ou seja, os itens exibidos na lista serão os itens ativos da loja logada ou do compartilhamento (quando existir). As máscaras exibidas serão as máscaras vinculadas ao item que estão ativas.

Localizar itens nos Itens Avulsos por

Define como os itens são exibidos na tela de seleção de itens da venda avulsa.

  • Itens: exibe a lista de todos os itens cadastrados na loja, sem máscaras

  • Itens/Máscaras: exibe a lista de todos os itens cadastrados na loja, com máscaras

  • Itens vinculados com tabelas de compras: exibe a lista de todos os itens cadastrados na loja, vinculados a uma tabela de compras, esta opção não deve ser utilizada por lojas que criam as máscaras dos produtos pelo configurador.

Assinar Contrato automaticamente ao Imprimir

Caso esse parâmetro esteja marcado, o contrato será assinado automaticamente no momento da sua primeira impressão.

Exibir Informação Cliente Contribuinte ICMS

Exibe campo de contribuição de ICMS na capa do cliente e no cadastro simplificado.

Tipo de Desconto a ser enviado para o APP FoccoLOJAS

Define qual o tipo de desconto que será enviado para ser aprovado/rejeitado dentro do aplicativo FoccoLOJAS.

  • Desconto Líquido: envia para o APP o desconto sobre o valor líquido do orçamento.

  • Desconto Total: envia para o APP o desconto sobre o valor total do orçamento.

Tipo da Visualização do Especificador da Formação de Preço do Orçamento

Esse parâmetro permite escolher se, na formação de preço do orçamento, o valor exibido do Especificador será calculado sobre o Valor Líquido do Orçamento, ou sobre o Valor Total do Orçamento.

Formação de Preço a ser utilizada na Revisão de Ambientes

Quando a revisão de ambientes sofrer algum processo de recálculo (importação de arquivo, alteração/inclusão/exclusão de itens, etc), é possível escolher qual a formação de preço que será aplicada:

• Formação de Preço atual: aplica a formação de preço que estiver ativa para o fornecedor (essa é a opção padrão.

• Formação de Preço do Contrato: com essa opção o sistema vai buscar a formação de preço no período que o contrato foi assinado.

Consulta o cliente para buscar a tabela de preço da fábrica

Quando o parâmetro estiver marcado, a seguinte regra será aplicada:

• Cliente é Contribuinte de ICMS: utiliza a UF do cliente para buscar qual a tabela de preço da fábrica que será aplicada.

• Cliente não é Contribuinte de ICMS: utiliza a UF do fornecedor para buscar qual a tabela de preço da fábrica que será aplicada.

Dias de reserva do cliente

Indica a quantidade de dias que o cliente ficará reservado a partir de sua data de criação. Ao alterar o valor, os dias de reserva dos clientes serão recalculados.

Recalcular o Orçamento quando uma Formação de Preço for alterada

Ao marcar essa opção, sempre que uma formação de preço for alterada, o sistema irá verificar todos os orçamentos em aberto (situação Incluído ou Apresentado) que possuem vínculo com a formação de preço alterada, e indicar para o usuário que esse orçamento precisa ser recalculado. Caso alguma formação de preço esteja vencida, o sistema irá buscar automaticamente uma nova formação de preço ativa, com a data atual do sistema, e irá indicar o orçamento para ser recalculado.

A indicação ficará visível através de um balão informativo no painel de carteira, e ao abrir o orçamento, será solicitado o recalculo.

Manter os valores de desconto ao recalcular o Orçamento

Se essa opção estiver marcada, significa que, ao recalcular o orçamento (por exemplo, ao incluir um novo item ou ambiente), o sistema irá manter os descontos informados dentro do orçamento.

Exige apenas fornecedores ligados ao item no momento da venda

No momento da venda, irá permitir apenas os fornecedores ligados ao item.