Lançamentos de Contas a Pagar
O que você deseja?
Veja também:
Conhecer o Programa
O objetivo deste programa é consultar todos os tipos de documentos cadastrados
no contas a pagar, previstos ou efetivos. Possibilita também cadastrar
e dar manutenção aos títulos manualmente.
Conhecer a Tela Inicial
No programa Lançamentos, é possível pesquisar um cadastro através do campo Pesquisar ou do botão Pesquisa Avançada.
Clique aqui para ver os campos da Pesquisa Avançada.
Ao clicar na lupa para pesquisa avançada, aparecerá uma tela com os filtros abaixo:
Tipo de Título |
Selecionar se o lançamento é do tipo Efetivo ou Previsto, para filtrar a pesquisa. |
Origem do Título |
Selecionar a origem do título, para filtrar somente os títulos gerados através dessa origem. Caso seja selecionada a origem Comissão, será exibida a opção Envolvimento, que permite buscar títulos de comissões de acordo com o envolvimento selecionado. |
Tipo de Documento |
Selecionar o tipo de documento do lançamento para filtrar a pesquisa. |
Portador |
Informar um portador, para filtrar somente os títulos que possuem esse portador. |
Tipo de Movimento |
Selecionar o tipo de movimento do lançamento para filtrar a pesquisa. Serão listados os tipos de movimento do tipo "Emissão" e espécie "Contas a Pagar". |
Referência |
Informar uma referência para a identificação do título, como por exemplo, o número da nota fiscal vinculada. |
Período de Emissão |
Informar uma data inicial e final, para filtrar somente os títulos emitidos nesse período. |
Período de Vencimento |
Informar uma data inicial e final, para filtrar somente os títulos que venceram nesse período. |
Período de Pagamento |
Informar uma data inicial e final, para filtrar somente os títulos que foram pagos nesse período. |
Período de Movimento |
Informar uma data inicial e final, para filtrar somente os títulos movimentados nesse período. |
Período de Competência |
Informar uma data inicial e final, para filtrar os títulos por período de competência. |
Valor |
Permite pesquisar títulos de acordo com um valor ou intervalo de valores. |
Posição do Documento |
Selecionar uma posição para filtrar somente os títulos que estão com o pagamento em Aberto, ou tiveram pagamento Parcial ou total (Pago/Efetivado). |
Contrato |
Informar o número do contrato do título, para filtrar a pesquisa. |
Conta Financeira |
Selecionar uma das contas financeiras para filtrar os títulos. As contas financeiras serão filtradas de acordo com o filtro do campo Posição do Documento. |
Fornecedor |
Informar um fornecedor para filtrar somente os títulos desse fornecedor. |
Pedido de Compra |
Informar um pedido de compra para filtrar somente os títulos vinculados a esse pedido. |
Nota de Entrada |
Informar o número da nota fiscal de entrada, para filtrar somente os títulos vinculados a essa nota. |
Série |
Informar o número da série da nota fiscal, para filtrar os títulos por série. |
CANCELAR |
Clicar para cancelar a pesquisa avançada e retornar à tela inicial. |
FILTRAR REGISTROS |
Clicar para aplicar os filtros desejados à pesquisa. |
Os cadastros serão listados na grade:
Checkbox |
Marcar para selecionar um ou mais títulos que deseja alterar a data de competência ou excluir. |
Ícone informativo: Mostra informações do título, como Movimento, Referência, Observações e Descrição da Comissão. |
|
Título |
Mostra o número do título, em forma de link. Ao clicar sobre o link, é exibida a tela de consulta do título. OBSERVAÇÃO Não é possível movimentar um título quando o caixa do portador estiver fechado, independente do seu tipo (estorno/pagamento). |
Fornecedor |
Mostra o nome do fornecedor vinculado a esse título. |
Cliente |
Mostra o nome do cliente do contrato vinculado a esse título. |
Tipo Doc. |
Mostra o tipo de documento do título. |
Parcela |
Mostra o número de parcelas do título. |
Valor |
Mostra o valor total do título. |
Valor a Pagar |
Mostra o valor em aberto, que ainda não foi liquidado. Se o título tiver prorrogações, o valor das prorrogações será adicionado no Valor a Pagar. |
Emissão |
Mostra a data de emissão do título. |
Vencimento |
Mostra a data de vencimento do título. |
Portador |
Mostra o portador desse título, ou seja, de onde sairá o valor que está sendo pago. |
ALTERAR DATA DE COMPETÊNCIA |
Clicar para alterar a data de competência dos títulos selecionados. A data de competência é a data a qual a despesa se refere ou foi firmada, podendo ser a data de emissão. |
EXCLUIR |
Clicar nessa opção para excluir um ou mais títulos do sistema. Com isso, os vínculos de reversão, negociação, histórico de baixa de títulos, comissões, contas financeiras e prorrogações serão consultados, para verificar se é possível excluir ou não o título. Ver mais abaixo, em Lançamento CP > botão EXCLUIR. |
Campo a Campo do Cadastro
Para incluir um novo título de lançamento, clicar no botão Incluir.
Para consultar um cadastro, clicar sobre o link do número do título.
As abas do programa serão exibidas na tela, na ordem abaixo:
Dados Principais
Loja / Unidade |
Mostra a loja ou a unidade que está sendo acessada. |
Tipo de Documento |
Selecionar um tipo de documento para realizar a pesquisa. As opções são: DMP - Duplicata Manual do Contas a Pagar, DPC - Depósito do Contas a Pagar, PCP - Previsão do Contas a Pagar, DCP - Duplicata do Contas a Pagar, PFP - Previsões Financeiras a Pagar, DFP - Duplicatas Financeiras a Pagar, PPC - Previsão de Pagamento de Comissão, PPF - Comissão de Finalização de Contrato, PPR - Comissão de Revisão de Contrato, COM - Comissões a Pagar ou DEC - Duplicata de Extrato do Colaborador. Clique para saber mais sobre os Tipos de Documento DICAS >> DMP - Duplicata Manual do Contas a Pagar: documento cadastrado de forma manual, para pagamento avulso de fornecedor. >> DPC - Depósito do Contas a Pagar: documento cadastrado de forma manual, de depósito para fornecedor. >> PCP - Previsão do Contas a Pagar: documento de previsão gerado na aprovação do cenário do projeto para cada fornecedor/ambiente do projeto. Estas previsões são ajustadas automaticamente na Revisão do Projeto e no Pedido de Compra. O valor do título será o somatório dos valores de compra dos itens para o fornecedor/ambiente. O título gerado poderá ser excluído, pois sendo apenas uma previsão, não interfere na geração dos títulos efetivos. >> DCP - Duplicata do Contas a Pagar: documentos efetivos, gerados no atendimento do pedido de compra. Quando gerados estes títulos, os títulos de previsão (PCP) são baixados automaticamente. Este documento também representa o documento de comissões efetivas, tanto de comissões manuais quanto efetivações a partir do documento PPC. >> PFP - Duplicatas de Previsões Financeiras a Pagar: documentos de previsão cadastrados em Previsões Financeiras para pagamento de contas de luz, água e aluguel, por exemplo. >> DFP - Duplicatas Financeiras a Pagar: documento gerado na efetivação de documentos PFP no programa Efetivação de Títulos. >> PPC - Previsão de Pagamento de Comissão: documento de previsão gerado a partir da assinatura do contrato para os envolvidos cadastrados na opção Comissionados do Orçamento de venda ou a partir do técnico responsável ocorrência da assistência técnica. Este documento poderá ser efetivado através do extrato de comissões, fará a apuração das comissões e verificará se as previsões geradas estão de acordo com as comissões a serem pagas baseadas em políticas de comissão previamente definidas. Em algumas situações o cenário de venda ainda não possui o envolvido informado no momento da assinatura do contrato EXEMPLO O montador somente é informado na montagem (e não na assinatura), neste caso, a previsão será criada com o fornecedor padrão da loja. >> PPF - Comissão de Finalização de Contrato: documento de previsão gerado na aprovação do cenário do projeto para os envolvidos cadastrados na opção Comissionados do Orçamento do Projeto, com a opção de disparar pagamento igual à revisão do contrato. Além disso, no momento em que é aprovado o cenário, os envolvidos na comissão do orçamento passam a ser também fornecedores. O título será pago após ser gerado extrato de comissões para o envolvido do contrato. Este registro se encontrará disponível no extrato de comissões a partir do momento em que for concluído o projeto no programa de Entrega e Montagem. Caso o extrato seja estornado, o título voltará a ficar em aberto. >> PPR - Comissão de Revisão de Contrato: documento de previsão gerado na aprovação do cenário do projeto, para os envolvidos cadastrados na opção Comissionados do Orçamento do Projeto, com a opção de disparar pagamento igual a revisão do contrato. Além disto, no momento em que é aprovado o cenário, os envolvidos na comissão do orçamento passam a ser também fornecedores. O título será pago após ser gerado extrato de comissões para o envolvido do contrato. Este registro se encontrará disponível no extrato de comissões a partir do momento em que for concluída a revisão do contrato. Caso o extrato seja estornado, o título voltará a ficar em aberto. >> COM - Comissões a Pagar: documento de comissão efetiva do colaborador, gerado no extrato de comissões a partir das previsões PPC, PPE, PPF, PPM e PPR. Para ser gerado título do tipo COM, é necessário que o envolvido nas comissões do cenário possua política de comissões válida e após ser gerado extrato de comissões para este envolvido. Com isto é gerado Título de comissão efetiva COM, com a posição do documento "Baixado" ou seja, paga. OBSERVAÇÃO Só é gerado extrato de comissões se existir registro no programa de eventos de pagamentos, que possua tipo de evento igual à comissão e discriminação igual a individual com complemento. Também é necessário que o programa de Configuração de Extrato esteja devidamente cadastrado. >> DEC - Duplicata de Extrato do Colaborador: documento gerado a partir da soma dos títulos das comissões do tipo COM. Após aplicadas as políticas de comissão, o extrato de colaborador agrupará todos os documentos, a partir de um único do tipo DEC. |
Título |
Inserir o número do título. OBSERVAÇÃO Não é possível cadastrar o mesmo número de documento para o mesmo tipo de documento e parcela. |
Parcela do Título |
Inserir o número de parcelas do título. OBSERVAÇÃO Não é possível cadastrar a mesma parcela para o mesmo documento e número. |
Número do Contrato |
Informar o número do contrato para vincular um contrato a esse lançamento. Ao editar o lançamento, o campo fica habilitado para alteração. Essa informação será utilizada para os cálculos de lucratividade do contrato. |
Fornecedor |
Selecionar o fornecedor, clicando na lupa. |
Logradouro |
Caso no cadastro de Fornecedor o bloco Endereço tiver sido preenchido, este campo será preenchido automaticamente quando selecionado o campo acima. |
Número |
Caso no cadastro de Fornecedor o bloco Endereço tiver sido preenchido, este campo será preenchido automaticamente. |
Data de Emissão |
Informar a data de emissão a ser utilizada no título. OBSERVAÇÃO Depois de inserida a informação este campo não pode ser editado. |
Data de Competência |
Informar a data de competência, que é a data a qual a despesa se refere ou foi firmada, podendo ser a data de emissão. Ao editar o lançamento, o campo fica habilitado para alteração. |
Pedido de Compra |
Este campo é somente para visualização e não poderá ser editado ao entrar na pasta Manutenção de Contas a Pagar em modo de edição ou inserção. O mesmo será alimentado a partir do campo pedido de compra da transação de documentos dos documentos de previsão de pagamento que originarão a duplicata. |
Data de Vencimento |
Informar a data de vencimento a ser utilizada no título. OBSERVAÇÕES A - Os títulos que são gerados automaticamente necessitam que o tipo de documento relacionado esteja cadastrado nas configurações financeiras com o tipo de movimento referente ao documento. B - O tipo de documento "COM" é gerado durante o Extrato de comissões, e pago no extrato de colaboradores. Os tipos de previsão (PCP, PFP, PPC, PPF) são pagos na geração dos títulos efetivos, os demais tipos só serão pagos quando realizada a baixa pelo programa de baixas de documentos do Contas a Pagar. |
Referência |
Informar uma referência para a identificação do título, como por exemplo, o número da nota fiscal vinculada. Na pesquisa é possível filtrar os títulos por meio deste campo, bem como sua visualização na grade de informações. Ao editar o lançamento, o campo fica habilitado para alteração. |
Dados Financeiros
Valor do Título |
Inserir o valor do título. |
Valor do Desconto |
Este campo estará habilitado somente na Baixa de Documentos. |
Valor da Multa |
Este campo estará habilitado somente na Baixa de Documentos. Este valor não será somado ao valor do documento. |
Valor da Despesa |
Este campo estará habilitado somente na Baixa de Documentos. Este valor não será somado ao valor do documento. |
Valor Pago |
Mostra o valor pago do título. |
Valor do Juros |
Este campo estará habilitado somente na Baixa de Documentos. Este valor não será somado ao valor do documento. |
Movimento |
Selecionar um movimento. cadastradas em Financeiro > Gestão > Tipos de Movimento. Conforme a opção selecionada, será exibida a conta financeira no bloco abaixo. |
Valor a Pagar |
Mostra o cálculo do Valor do Título - Valor de Desconto - Valor Pago. |
Contas Financeiras |
Conforme o fornecedor informado, a conta financeira correspondente é exibida nesse bloco. Se não existir conta financeira no fornecedor, será exibida a conta financeira do movimento selecionado. clicar no botão de edição. Uma tela será exibida, para selecionar a conta financeira e informar o percentual. Para incluir uma nova conta financeira, clicar no botão Incluir. A soma dos percentuais das contas deve totalizar 100%. O checkbox Replicar a distribuição das contas financeiras para as demais parcelas deste título fará essa ação para as parcelas seguintes a essa. |
Dados Bancários
Forma de Pagamento |
Selecionar uma forma de pagamento. As opções são: DOC, Título, Água/Luz/Telefone ou Ordem de Pagamento. |
Portador |
Selecionar uma das opções de portadores cadastrados em Financeiro > Gestão > Portadores. Ao editar o título e alterar o portador, será exibida a opção abaixo: Replicar alteração de portador para todas as parcelas em aberto deste título (x parcelas em aberto).
Caso a alteração do portador seja somente para a parcela consultada, basta deixar a opção desmarcada.
|
Banco/Financeira |
Ao selecionar o portador este campo é preenchido automaticamente. |
Agência |
Ao selecionar o portador este campo é preenchido automaticamente. |
Conta Corrente |
Ao selecionar o portador este campo é preenchido automaticamente. |
Observações
Observação |
Informar observações referentes ao título, caso existam. Ao editar o lançamento, o campo fica habilitado para alteração. |
Botões Específicos do Programa
RECIBO |
Esse botão ficará disponível quando o título for efetivo e já estiver com a situação Pago ou Pago Parcial. Ao clicar em RECIBO, será exibida uma tela para selecionar o modelo de recibo que deseja imprimir, e também para preencher o campo Referente a com a descrição do pagamento. |
NEGOCIAÇÕES |
Clicar nessa opção para ir para a tela de Negociações. Para conhecer a tela, clique aqui. |
CHEQUES |
Esse botão será exibido para títulos com situação diferente de "Pago" e com cheques vinculados. Clicar nessa opção para ir para a tela do cadastro de Cheques. Para conhecer a tela, clique aqui. |
EXCLUIR |
Clicar nessa opção para excluir um título do sistema. Com isso, vários vínculos são consultados para verificar se é possível excluir ou não o título. O sistema irá consultar as seguintes informações: 1. Se o título possui liquidação total ou parcial. Caso possua, será necessário estornar o recebimento para excluir o título manualmente. 2. Se o título possui vínculo com comissões geradas. Caso possua, será necessário excluir o vínculo para depois excluir o título manualmente. 3. Se o título possui negociação vinculada. Caso possua, será necessário excluir a negociação relacionada, para depois excluir o título manualmente. 4. Se o título possui histórico de reversão, ou seja, se foi revertido. Caso possua, será necessário excluir o vínculo para depois excluir o título manualmente. 5. Se o título possui vínculo com revisão de ambientes. Caso possua, será necessário excluir o vínculo para depois excluir o título manualmente. 6. Se o título possui vínculo com assistência técnica. Caso possua, será necessário excluir o vínculo para depois excluir o título manualmente. 7. Se o título possui histórico diferente de "Inclusão do contrato", "Inclusão manual", "Inclusão por previsão financeira" e "Inclusão por Orçamento", será necessário excluir manualmente os históricos de lançamento. Após essas validações, os vínculos do título com as formas de pagamento, prorrogação, previsões, históricos, lançamentos do portador e contas financeiras serão eliminados, e o título será excluído. Se houver contrato informado no campo Número do Contrato, e o Movimento informado considerar caixa, o Índice de Lucratividade Atual será atualizado. |
Informações Gerais
Mostra as informações gerais do título.
Histórico de Lançamentos
Seq. |
Mostra a sequência do histórico. |
Movimento |
Mostra o movimento do título. |
Histórico/Complemento |
Mostra o histórico/complemento. As opções são:
|
Valor |
Mostra o valor do documento. |
Data |
Mostra a data do documento. |
Portador |
Mostra o portador do documento. |
Receber/Pagar |
Mostra o valor a receber/pagar do documento. |
Desconto |
Mostra o valor de desconto do documento. |
Multa |
Mostra o valor de multa do documento. |
Juro |
Mostra o valor de juro do documento. |
Despesas |
Mostra o valor das despesas do documento. |
CONTA FINANCEIRA |
Para editar ou incluir contas financeiras no movimento do histórico, é necessário selecionar a linha do histórico desejada e clicar nesse botão. Depois disso, a tela das Contas Financeiras é exibida para editar e incluir uma conta financeira e o seu percentual. Para excluir uma conta, clicar sobre o ícone da lixeira. A soma dos percentuais das contas deve totalizar 100%. |
EXCLUIR |
Ao clicar neste botão, será exibida uma mensagem de aviso, solicitando a confirmação da exclusão. Ao confirmar, o sistema irá excluir o histórico de lançamento do título, seja ele de pagamento, estorno, juro, desconto, despesa ou multa. Para qualquer um dos casos, o lançamento no portador correspondente será excluído. Para o caso de um título de:
ATENÇÃO O sistema irá permitir a exclusão de um histórico de lançamento de título, se o caixa estiver aberto para a data do histórico. Caso contrário, não irá permitir a exclusão e irá exibir uma mensagem de aviso. |
Na aba Prorrogação de Documentos, é possível prorrogar a data de vencimento do título.
Informações Gerais
Exibe os dados do título consultado.
Prorrogações
Para adicionar uma nova data de vencimento para o título, clicar no botão Incluir.
Além das informações do títulos, são exibidos os dados abaixo:
Vencimento Antigo |
Mostra a data atual de vencimento do título. |
Vencimento Novo |
Informar a nova data de vencimento do título. |
Juros Juros em |
Possibilita definir um valor ou um percentual de juros a ser aplicado na prorrogação do título. Esse valor / percentual será sugerido para utilização no momento da baixa de títulos no programa Baixa de Lançamentos de Contas a Pagar. |
Juros em |
Selecionar se o juros informado, é em Valor ou em Percentual. |
Usuário |
Mostra o nome do usuário que está acessando o sistema. OBSERVAÇÃO Somente é possível prorrogar documentos que não possuam negociações e que não estão totalmente pagos. Uma vez inserida uma prorrogação, esta não poderá mais ser editada ou excluída. |